INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | TW Transportes

13 de abril de 2023

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Marketing TW

Autor

O artigo tem a colaboração de especialistas em tecnologia da TW e discute o papel da inteligência artificial na melhoria da eficiência e produtividade das empresas, além da redução de custos e tomada de decisões estratégicas. Também destaca a presença da IA no dia a dia como assistentes virtuais e ressalta as preocupações sobre as implicações do avanço tecnológico.

Um assunto que está em alta, com novidades constantes, é a inteligência artificial, também conhecida pela sigla AI (artificial intelligence). Aqui no Brasil, IA (inteligência artificial).

Com certeza você já ouviu falar dela, afinal, máquinas que se assemelham ao pensamento humano causam diversas reações.

Mas como essa tecnologia pode ajudar empresas a serem mais produtivas e eficientes?

Confira esse bate papo com o Gerente de TI da TW Transportes e Logística, Carlos Tauchert, e com o Especialista de Sistemas, Gabriel Ebertz, que falam sobre como essa tecnologia pode ajudar as empresas a serem mais produtivas e eficientes.

Que a tecnologia está em constante evolução todos sabem. Mas a inteligência artificial vai além de automatizar processos. Ela leva o “pensar” às máquinas, tornando os equipamentos menos mecânicos e capazes de ter um “pensar” em alguns processos. Sistemas e máquinas capazes de executar funções relacionadas à inteligência humana e que podem ser aprimoradas de forma interativa, com base nas informações coletadas em um bate-papo, por exemplo. 

Para o Gerente de TI da TW Transportes, Carlos Tauchert, a grande maioria das empresas está amadurecendo o conceito e as soluções no que diz respeito a essa tecnologia, analisando como a IA pode ajudar as corporações a serem mais efetivas e lucrativas.

“A inteligência artificial tende a ajudar as empresas a serem mais produtivas, a partir do momento que seus colaboradores deixam de fazer tarefas mais básicas para se dedicar aquelas que possam agregar maior valor ao produto ou serviço”

comenta Carlos.

Mas a IA também pode ir além, com análise de dados e, até mesmo, tomada de decisões.

IA no dia a dia

A inteligência artificial já está presente no dia a dia de muitas pessoas. Os assistentes virtuais, como a Siri da Apple, a Alexa da Amazon ou o Google Assistant, são exemplos de interação entre humanos e máquinas, onde há troca de informações.

“Esses assistentes são projetados para entender e responder a comandos de voz dos usuários e executar tarefas, como enviar mensagens, fazer ligações, tocar músicas, fornecer informações sobre o clima e muito mais. Eles usam tecnologias de processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina para entender as intenções dos usuários e fornecer respostas relevantes e precisas”

explica o Especialista de Sistemas da TW Transportes e Logística, Gabriel Ebertz.

Gabriel também salienta que esses assistentes podem ser integrados com outros dispositivos inteligentes, como termostatos e luzes, permitindo que os usuários controlem suas casas inteiras usando apenas a voz.

Benefícios para as empresas

A inteligência artificial pode ajudar as empresas a reduzir custos, otimizar a produção, buscar soluções mais rápidas e estratégicas, permitindo uma maior competitividade, potencializando um bem que muitas vezes falta: o tempo.

“Com a automação cognitiva, não mecânica, poderemos ter análises mais eficazes e rápidas, permitindo que as empresas possam tomar decisões mais assertivas em um mercado que muda constantemente”

afirma Carlos.

Para ele, a inteligência artificial não vai substituir o homem, mas sim, complementar o trabalho humano, em todas as áreas de atuação. Para isso, ele sugere que as empresas tenham bem claros os objetivos que querem alcançar com a ajuda da IA.

“Na TW, nós do setor de tecnologia, estamos estudando como o mercado logístico está absorvendo e investindo na inteligência artificial, já com desenvolvimento de algumas provas conceito”.

Uma tendência mundial

O uso de inteligência artificial é uma tendência mundial. Grandes empresas de tecnologia estão desenvolvendo seus próprios sistemas. Ninguém quer ficar para trás na corrida por oferecer as melhores soluções em IA, desde o mais simples mecanismo de acesso gratuito, a soluções na gestão dos mais variados negócios.

Mas, ao mesmo tempo, existe uma preocupação crescente sobre o assunto, tanto que pessoas ligadas a área de tecnologia assinaram, recentemente, uma carta pedindo uma pausa de seis meses no desenvolvimento da inteligência artificial. São pesquisadores, empresários e cientistas do mundo todo que alegam que, nos últimos meses, o crescimento da IA está acontecendo de forma muito rápida, em um corrida (e competição) tão grandes que, talvez, nem seus próprios criadores podem vir a controlar o que está sendo desenvolvido.

Para os profissionais de TI da TW, essa preocupação se justifica porque o avanço dessa tecnologia pode ter consequências ainda imprevisíveis, podendo vir a prejudicar a sociedade. Algumas pessoas temem que as máquinas vão substituir os humanos, como vemos em filmes de ficção científica, principalmente em relação ao emprego, onde as “máquinas inteligentes” vão realizar tarefas, causando desemprego e prejuízos econômicos para as famílias. 

Temos sempre que levar em consideração que a inteligência artificial é desenvolvida pelo homem e abastecida com dados fornecidos por pessoas, o que pode gerar, também, preconceitos e discriminações, se quem for programar as máquinas estiver mal-intencionado, por exemplo. Por isso, como tudo, a IA deve ser utilizada com critérios bem estabelecidos para que seja benéfica à humanidade, não o contrário. A responsabilidade dos desenvolvedores é grande, pois eles devem considerar com muito cuidado, os impactos dessa tecnologia na sociedade.

E você, o que pensa sobre inteligência artificial?

TW CADA VEZ MAIOR E MELHOR

Preparado para o fim de ano? Período exige um bom planejamento logístico para não correr riscos

Você no centro da experiência